2. Instalação

Utilizando um navegador Web

Neste caso, você não precisa instalar nada! Basta acessar https://app.rios.org.br/, utilizando seu login e senha. No navegador Web você pode acessar todas as funcionalidades do Rios: chat, nuvem de arquivos, calendário, etc.

Instalação em celular

Você pode instalar o Rios em celulares com sistema Android ou IOS (Iphone).

Android:

Entre no Google Play e busque por “Rios chat” e instale o aplicativo. Ao abrir digite seu login e senha na tela inicial.

IOS (Iphone):

Busque por “riot” no iStore. Após instalado, você deve optar por “servidor customizado”, e digitar o endereço https://chat.rios.org.br no campo Home Server (Servidor de Base). Digite também seu login e senha.

Windows Phone:

O Rios para celular ainda não está disponível para Windows Phone. 🙁

Instalação em Desktop

O Rios pode ser instalado no seu desktop para sincronizar os arquivos da nuvem no seu computador. Assim, você terá no seu computador toda a estrutura de pastas armazenadas no Rios, e compartilhada com seu grupo.

Se você quer somente utilizar o Rios no computador, acesse https://app.rios.org.br/.

Windows ou Apple/MacOS

Acesse este endereço para baixar o aplicativo NextCloud para Windows ou Apple. Após instalado, continue lendo as instruções de configuração abaixo.

Ubuntu

Para instalar o Rios no seu computador, basta digitar os 3 comandos a seguir, sempre apertando enter após cada um:

sudo add-apt-repository ppa:nextcloud-devs/client

sudo apt update

sudo apt install nextcloud-client

Após a instalação, digite

nextcloud &

Configuração

Para configurar o NextCloud, preencha os seguintes campos:

Endereço do Servidor: https://app.rios.org.br/

Clique em avançar, e preencha seu login e sua senha. Clique novamente em avançar.

Na configuração de pastas, você deve escolher qual pasta do seu computador irá ficar sincronizada com as pastas do Rios. O ideal é criar uma nova pasta para isso. Depois de definir a pasta, clique em Conectar. E pronto!

Agora, muita atenção: ao apagar arquivos e pastas no seu computador, os arquivos serão apagados também na nuvem. Caso isso, é possível resgatar as versões anteriores em alguns casos.